quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PARA VOCE PEDAGOGO ,PROFESSOR E REECREADOR DICAS D E BRINCADEIRAS



COMO SOU  PEDAGOGA VEJO  QUE  DEVEMOS  DEIXAR DE  LADO UM POUCO  DA TECNOLOGIA E BRINCAR  MAIS  COM  NOSSAS  CRIANÇAS.O BRINCAR PROMOVE A SOCIABILIZAÇÃO,O RESPEITO,COOPERAÇÃO  E AJUDA  NA COORDENAÇÃO MOTORA.

1. Cada macaco no seu galho

um participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos vão girando a roda. Quando o caçador gritar “cada macaco no seu galho!”, eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada, etc). Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador

2. Alerta cor

uma pessoa é escolhida para ser o pegador e os demais ficam espalhados. O pegador diz “alerta cor!” e os demais perguntam “que cor?”. O pegador, então, escolhe uma cor e todos deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos, caso contrário, poderão ser pegos.

3. O mestre mandou

escolher um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar sai, quem pegar continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.
Ficou com vontade de brincar? Então, junte a meninada e divirtam-se

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CULTURA POPULAR DE PERNANBUCO

Todos Estados  tem  suas  culturas  e tradições .e é de  suma  importância conhece-los.

Por isto,Alunos de escola pública e particular de 3 a 16 anos poderão conhecer mais sobre a cultura popular de Pernambuco e as diversidades artísticas como a literatura, o teatro, a dança e a música no curso de férias da Escolinha de Arte do Recife.Com o tema “Viva a Cultura Popular”, o curso propõe celebrar as culturas da identidade pernambucana e dialogar com as artes, gêneros e etnias regionais num panorama nacional e mundial. O projeto faz parte de uma ação extensionista do DMTE/CE/UFPE e é resultado de uma parceria dos Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação (CE/UFPE) e do Centro de Artes e Comunicação (CAC/UFPE), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFPE) e da Associação Nordestina de Arte-educadores de Pernambuco.
Resultado de imagem para o que ensinar as crianças sobre a cultura popular de pernanbucoTrabalhar  a  nossa cultura ,nossas  artes,com as  crianças é muito importante.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Pais devem preparar as crianças para a volta às aulas; confira dicas



Resultado de imagem para volta as aulas infantil
Nas próximas semanas, alunos de todo o país vão retomar a rotina de aulas. A adaptação às lições de casa, ao contato com os amigos e às provas, porém, não é sempre fácil. Por isso, os pais devem colocar os filhos mais cedo na cama, começar a falar sobre as expectativas para o ano letivo e se envolver com as atividades dos filhos.



O primeiro passo, diz Ângela Fátima Soligo, psicóloga e professora da Faculdade Educação da Unicamp, é mudar os horários das crianças uma semana antes da volta às aulas e colocá-las para dormir e acordar mais cedo.
Se este não é o primeiro ano de estudo, a psicóloga diz que não é preciso falar muito sobre o retorno às aulas. "Não precisa preparar a criança com muita antecedência. Se ela está de férias, deve curtir as férias. Nada de dar coisas para ler e estudar. A escola é o trabalho da criança, então ela precisa de férias para esquecer um pouco da escola", diz.
fonte  uol-

A ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇADA

  papel da arte vai muito além do que simplesmente proporcionar à criança momentos de lazer.   Ela é fundamental para o bom desenvolvimento ...